4 found
Order:
  1. Para perto futuro prometeu muita coisa republicana: a travessia da cultura política brasileira em Grande Sertão: Veredas1.Bruno Flávio Lontra Fagundes - 2008 - Topoi. Revista de História 9 (16):137-152.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Literary texts and scientific tradition: fictions of historical culture.Bruno Flávio Lontra Fagundes - 2008 - Cultura:253-268.
    Este artigo aponta alguns dilemas e desafios colocados ao trabalho do historiador, hoje, pela longa tradição histórica cientificista herdada do século XIX, que pôs a História e Literatura em campos disciplinares rigorosamente separados. Através da análise dos procedimentos de composição e criação literária de João Guimarães Rosa em seu livro Grande Sertão:Veredas, este artigo procura argumentar em torno do valor de textos literários como textos que podem ajudar os historiadores na suplantação daqueles dilemas e desafios.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    O passado, o presente e o futuro dos historiadores - doi: 10.4025/dialogos.v18i2.905.Bruno Flávio Lontra Fagundes - 2014 - Dialogos 18 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  21
    A polêmica do samba entre Noel Rosa e Wilson Batista: a intertextualidade e os meandros da composição.Leandro Moreira da Luz, Bruno Flávio Lontra Fagundes & Mônica Luiza Sócio Fernandes - 2015 - Bakhtiniana 10 (2):36-53.
    RESUMOO presente artigo tem como objetivo analisar os meandros da composição e suas intertextualidades na polêmica do samba entre Noel Rosa e Wilson Batista, observando o dialogismo na interação verbal e musical entre os autores e os diversos textos da década de 1930. Ao apurar os ouvidos sobre a "polêmica do samba" observa-se que as composições revelam tensões inexoráveis entre um mundo festivo do "malandro" e os limites da realidade da época. Desse modo, com suporte em estudos que tratam deste (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark